Internação Voluntária
Primeiro Passo
Esta modalidade de internação acontece quando dependente químico busca ajuda por conta própria e/ou com incentivo de familiares ou amigos, vindo até o local de tratamento para alcançar a abstinência.
Internação Involuntária
Salvando Vidas
Acontece em ponto crítico no uso de substâncias psicoativas, onde o dependente químico não tem consciência momentânea de seu problema e por conta própria não busca ajuda.
Remoções 24 Horas
Resgatando Vidas
Contamos com equipes de profissionais especializados em remoção e resgates de dependentes químicos (álcool/drogas) masculino e feminina. Para melhor segurança e tranquilidade com seus responsáveis.
Programa de Tratamento
O objetivo geral é a recuperação integral do dependente químico (Álcool e outras Drogas...).
Através desta modalidade proporcionamos: um processo de recuperação com mudanças progressivas com alto índice de recuperação. Em nossos Centros de Recuperação adotamos o regime de internação, no qual o paciente está protegido do contato com as drogas, tornando o ambiente um facilitador para seu processo de reabilitação. Utilizamos o método que aborda o indivíduo por três enfoques:
- Orgânico: Efetuando a desintoxicação, através de uma alimentação balanceada, da complementação vitamínica e da prática de atividades físicas. Após uma avaliação psiquiátrica é feito também um tratamento com medicamentos.
- Mental: São feitos trabalhos de conscientização e reconstrução de pensamentos disfuncionais com o auxílio de uma equipe técnica especializada em diversas áreas da saúde: Médico Psiquiatra, Psicóloga, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Terapeutas, Coordenadores, consultores Palestrantes, Equipe multidisciplinar e colaboradores.
- Espiritual: Sem cunho religioso, buscamos o equilíbrio espiritual do indivíduo, através dos Doze Passos (uma nova filosofia de vida) sugeridos pelos grupos anônimos, TRE (terapia racional emotiva), palestras, 3 reuniões diárias (temáticas, PPR (prevenção a recaídas), vídeos terapêuticos, cine terapia, reuniões de A.A (alcoólicos anônimos), N.A (narcóticos anônimos). Ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre clínicas e comunidades terapêuticas, existem um número muito grande de estabelecimentos que realmente trabalham de forma correta na recuperação e os resultados são bastante satisfatórios.
O paciente é mantido em regime de internato por um período de 3 a 9 meses, onde serão feitas avaliações psicológicas, psiquiátricas e diversas atividades terapêuticas periodicamente.
Após este período, conforme a avaliação de nossa Equipe técnica especializada, o residente poderá sair nos 6° mês para visitas mensais, até completar o tratamento de 9 meses.
O tratamento da dependência química não consiste “apenas” em mudar um comportamento problemático que dificilmente o paciente assume. Obviamente a mudança de um comportamento destrutivo exige grande esforço de toda equipe e do paciente, pois, em geral, envolve sair da “ zona de conforto” que pode gerar resistência e ansiedade, nas quais o paciente não está habituado, porém acreditamos que podemos ir além da recuperação clínica do paciente e buscar o resgate de cidadãos das sombras, do preconceito, do medo, do isolamento e por fim sua reinserção social.